Mídias & Matérias

Entrevista, Podcast Guest User Entrevista, Podcast Guest User

Podcast ‘JR 15 min’ | #461 Ataques de fúria: por que “agressões gratuitas” estão se tornando frequentes?

Um estudo do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo aponta que 3% da população do país sofre com o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI), mais conhecido como “Síndrome de Hulk”, e isso significa mais de seis milhões de brasileiros. No Rio de Janeiro, um homem agrediu um passageiro que nunca havia visto antes em uma estação de metrô. Já no interior de São Paulo, uma procuradora-geral foi agredida por um colega de trabalho. A TEI pode ajudar a explicar casos recentes como esses.

Leia mais
Entrevista, Vídeo Guest User Entrevista, Vídeo Guest User

Você Bonita | Entenda a relação entre o sistema digestivo e o emocional

Correria do dia a dia, pressão no trabalho, tarefas domésticas... Em nossa rotina, lidamos constantemente com situações stressantes, mas é importante salientar que suas consequências vão além do emocional. O stress crônico é capaz de gerar efeitos físicos que vão desde problemas digestivos a distúrbios na pele - por isso, atentar-se a essas reações como um todo e entender como elas ocorrem são peças-chave para conseguir superá-las.

Leia mais
Entrevista, Vídeo Guest User Entrevista, Vídeo Guest User

Fantástico | Especialistas tentam explicar por que agressões por motivos banais têm se tornado frequentes

As agressões estão aumentando ou agora estão sendo gravadas? Não existe uma resposta certa, por isso o Fantástico (quadro “Show da Vida”) me convidou, representando o olhar da psicologia, ao lado de especialistas de história e segurança pública, para refletir quais transformações sociais e tecnológicas podem estar contribuindo para tanta violência por motivos banais.

Leia mais
Podcast, Entrevista Guest User Podcast, Entrevista Guest User

Podcast ‘Isso é Fantástico’ | Ep. O nosso pavio está mais curto?

No podcast para o Fantástico, conversamos sobre um assunto que está cada vez mais prevalente: a raiva. Será que estamos mais impacientes ou sempre fomos assim? A raiva pode ser sinal de um transtorno? E quando os acessos de raiva não sinalizam um transtorno, mas apenas uma reação desmedida e despropositada? Como agir nesses momentos?

Leia mais
Entrevista, Vídeo Guest User Entrevista, Vídeo Guest User

Jornal da Record | Semana registra flagrantes de brigas de trânsito com consequências fatais pelo país

Brigas no trânsito estão cada vez mais comuns. O que diferencia, entre os principais fatores, a raiva "comum", que todos nós temos, de um possível transtorno, é se a reação foi desproporcional ou não ao evento e a frequência de explosões.

A agressividade quando descontrolada, pode causar muitos danos ao próprio paciente, à família, e a todos ao seu redor.

Precisamos estar sempre de olho nos sinais.

Leia mais
Entrevista, Vídeo Guest User Entrevista, Vídeo Guest User

Alesp | Controle Autoagressão: Alesp monitora comportamentos autolesivos

Existe uma linha tênue entre comportamentos que buscam o alívio de alguma dor interna, buscando dores externas, com a tentativa de tirar a própria vida; Apesar disso, existem diferenças importantes a serem percebidas, entendidas e avaliadas. Na entrevista de 1h na TV Alesp, falamos sobre automutilação nos adolescentes e o que podemos fazer para perceber esses comportamentos e ajudá-los - como pais, colegas, professores, instituições e ações que o próprio governo pode (e deve) tomar.

Leia mais
Entrevista, Podcast Guest User Entrevista, Podcast Guest User

CBN | Raiva e emoções desproporcionais fazem o portador do Transtorno Explosivo Intermitente ser mais que um 'pavio curto'

Toda raiva desproporcional é TEI? Transtorno Explosivo pode ser considerado parte da personalidade? Como saber o que é raiva e o que pode indicar um transtorno? Em entrevista à rádio CNB, fui convidada a falar sobre o Transtorno Explosivo Intermitente, suas principais características e implicações no cotidiano.

Leia mais
Entrevista, Vídeo Guest User Entrevista, Vídeo Guest User

Prof. Daniel Gontijo | Fatos e mitos sobre a RAIVA e o Transtorno Explosivo Intermitente

Muita coisa se diz sobre raiva… Até demais! Tanto, que muitas dúvidas surgem sobre o que é natural do ser humano, o que pode ser sinal de transtorno, e toda a escala de cinza que existe entre o branco e preto. Na live com o Prof. Daniel Contijo, em seu canal no youtube, debatemos sobre todas essas nuances e buscamos desmitificar algumas "verdades” compartilhadas por aí.

Leia mais