Mídias & Matérias
TV Cultura | Procrastinação pode gerar problemas de saúde como ansiedade, depressão e estresse
“Procrastinar é normal em algumas situações. Eu acho que isso tem ficado mais acentuado porque nós temos muitas coisas para fazer e pouco tempo, muitas vezes”, afirma a psicóloga Liliana Seger.
Um estudo realizado na Suécia aponta que quem procrastina muito está mais propenso a desenvolver problemas de saúde mental. A pesquisa foi feita com 2600 estudantes de oito universidades do país. Os jovens apresentaram sintomas de depressão, ansiedade e estresse.
Minha Vida | Família disfuncional: o que significa, como identificar e como lidar
“Esses comportamentos acabam trazendo a essas crianças inúmeras dificuldades em diversas áreas de sua vida, seu dia a dia é tenso, estão frequentemente em estado de alerta e muitas começam, na infância, a desenvolver transtornos emocionais e transtornos psiquiátricos”, explica Liliana Seger, psicóloga clínica e doutora em psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP.
Revista Glamour | Boa noite para quem?
Que atire a primeira pedra quem mantém uma rotina de sono impecável: com o tempo ideal, regular e tranquila! Entre a correria do dia a dia, preocupações, condições de saúde desfavoráveis e stress, é muito comum que a qualidade do nosso sono também seja afetada.
Universa UOL | Será que está na hora de abrir o seu relacionamento?
Com uma geração mais livre, a monogamia que antes parecia ser a única opção, hoje cede espaço para novas conexões, permitindo a convivência com mais de uma pessoa ao mesmo tempo - desde que todos concordem, é claro! Também chamado de poliamor, o relacionamento aberto pode até parecer tentador, mas pede certos cuidados.
Wickbold | Amizade e saúde: criar laços impacta diretamente na qualidade de vida
Diversas pesquisas ao redor do mundo têm comprovado que ter uma vida social ativa é tão importante para a saúde quanto manter uma alimentação saudável e equilibrada, beber ao menos 2 litros de água por dia, praticar atividade física regularmente, exercitar a mente e desfrutar de boas horas de sono. Isso porque, somos seres sociáveis por natureza, possuímos estruturas cerebrais que fazem com que busquemos e necessitemos dos relacionamentos para viver, nos desenvolver e nos sentirmos realizados.
Nav Dasa | Fobia social pós-pandemia: o que é e como tratar
“Ocasiões como almoçar fora de casa, andar no shopping ou eventualmente numa situação que esse indivíduo queira ou tenha que perguntar que horas são para outra pessoa, por exemplo, ele não irá fazer. Ele sente medo, fica tenso, sua frio e por vezes tem até taquicardia”, explica Liliana Seger, psicóloga clínica pelo Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo).
Universa UOL | Com poder, sem punição: por que assediadores não mudam postura no trabalho?
A psicóloga clínica Liliana Seger, doutora em Psicologia Social pela USP (Universidade de São Paulo), afirma que trajetórias como esta são comuns porque, normalmente, o assediador não pratica um ato isolado mas, sim, tem uma conduta de assédio. "O habitual é que essas pessoas façam isso diversas vezes tanto no ambiente da empresa ou em outras relações em que se valem do seu poder — seja financeiro, do cargo, porque ele é o patrão ou qualquer outro tipo de poder."
VivaBem UOL | Por que algumas pessoas são possessivas a ponto de impedir outras de sair?
Liliana Seger, doutora em psicologia pelo IP-USP (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo), acrescenta que também há diferenças por trás do ciúme entre homens e mulheres. "Nelas, o medo geralmente é de que o parceiro se envolva emocionalmente com alguém. Já neles, tem a ver com questões sexuais, de a parceira ter transado com outro, ou um histórico sexual vasto, mesmo que tenha sido em outros momentos, e desejo de querer coisas novas".
Vogue | Crises de ansiedade são o novo normal? Como a pandemia está redesenhando a nossa saúde mental
Os números são expressivos: antes da pandemia, cerca de 193 milhões de pessoas tinham transtorno depressivo e 298 milhões tiveram transtornos de ansiedade em 2020. Com o ajuste feito pela OMS por causa do covid-19, as avaliações preliminares mostraram um aumento significativo nesses casos: quadros depressivos subiram para 246 milhões e de ansiedade para 374 milhões.
Universa UOL | Amizades na vida adulta podem ser mantidas mesmo com distância. Veja como
Liliana afirma que temos que saber respeitar a personalidade de nossos amigos antes de fazer cobranças. "Tem pessoas que adoram ficar no WhatsApp, enviando mensagens, e algumas amigas, que mesmo no grupo, não falam nada, são mais introvertidas. Isso não significa que gostam ou que sejam menos amigas", diz a psicóloga.
VivaBem UOL | Tá nervoso? Vai pescar! Sugestões de ditados populares acalmam mesmo?
"Quem canta seus males espanta", já dizia Dom Quixote, personagem do escritor espanhol Miguel de Cervantes, mais de 400 anos atrás. Mas esse não é o único e conhecido ditado popular sobre o que fazer diante de um problema, ou dificuldade, para liberar tensões e obter algum alívio emocional.
Universa UOL | 'Não gosto dele': Como ajudar as amigas a sair de um relacionamento ruim
"Existem vários tipos de relacionamentos. Falar para uma pessoa que tem ciúme excessivo ou amor patológico, por exemplo, é bem complicado. Provavelmente ela não consegue enxergar o que você vê. A principal diferença aqui é: sua amiga está em risco?", diz Liliana Seger, doutora em psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP.
VivaBem UOL | Tenho acessos de raiva constantes, o que devo fazer para melhorar?
O problema é quando a raiva começa a ultrapassar o limite do saudável, ou seja, você não consegue ter controle sobre as próprias ações e sofre com elas. Então, nestes casos, como dito, não hesite, busque sempre a ajuda de um especialista.
VivaBem UOL | Como controlar ansiedade? Veja o que fazer em momentos de crise
A ansiedade é uma sensação natural de qualquer um perante situações cotidianas, como a espera por uma notícia, uma viagem ou algo relacionado ao trabalho. No entanto, o que era apenas um sentimento se torna um transtorno quando começa a ser constante, com preocupações e incômodos irreais que dominam a mente, às vezes até paralisando quem a sente.
VivaBem UOL | Como ajudar uma pessoa com ansiedade? Veja 12 dicas para você seguir
Natural do ser humano, a ansiedade incita uma sensação de agitação, de incômodo em relação a algo que possa vir a acontecer. É como se houvesse um perigo contra o qual é preciso reagir. Entretanto, ela se torna uma crise quando o indivíduo começa a ter uma série de sintomas físicos sem conseguir controlá-los.
VivaBem UOL | Iguais, mas únicos
Estima-se que em 2021 a Terra tenha passado dos 7,8 bilhões de seres humanos. Todos pertencentes à mesma espécie, Homo sapiens, sujeitos a agrupamentos por cor, classe social, religião, geração, traços comportamentais, mas únicos em se tratando de personalidade.